Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Saiba a origem do nome potiguar





Há controvérsias segundo sua origem, o que dificulta que ligamos os fatos com a historia, das muitas historias que são faladas a mais certa de todas, é que existia uma tribo indígena que ocupava as terras que fazem divisa com a paraíba e com o Ceara.

Essa tribo era a tribo Potiguara, eram pacíficos por natureza,  foram eles que acolheram e  ajudaram os portugueses a expulsarem os franceses que ocupavam a paraíba e o rio grande do norte.

Se você gostou da postagem, deixe ai seu curti, não esqueça de se inscrever em nosso blog. deixando seu email no canto superior a direita, olhe tambem nossas outras postagens.

18 curiosidades sobre o RN








Quem nasce no Rio Grande do Norte é norte riograndense ou potiguar.


Potiguar é uma palavra de origem indígena que significa “comedor de camarão”.


O litoral do Rio Grande do Norte foi descoberto em 1501. Existe, no entanto, uma tese que defende ter sido essa região visitada por Pedro Álvares Cabral antes da descoberta oficial do Brasil.


O primeiro marco de posse portuguessa no Brasil foi fixado no Cabo de São Roque -município de Maxaranguape –, em 1501. Uma curiosidade interessante: o Cabo de São Roque é o ponto do litoral brasileiro (com exceção de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas) mais próximo da África e da Europa.







O Rio Grande do Norte é atualmente o estado do Nordeste com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e com melhor expectativa de vida do Nordeste.


As cidades mais populosas do Rio Grande do Norte são, pela ordem: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.


Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome por que foi fundada no dia de Natal, 25 de dezembro de 1599.


Além de ser o maior produtor de sal, o município de Mossoró é o maior produtor em terra de petróleo do país.


Mais de 90% do sal consumido no Brasil é produzido no Rio Grande do Norte.


O Brasil iniciou o seu programa espacial no Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, na cidade de Parnamirim, em 1965.


As rochas mais antigas do Brasil são encontradas no município de Serra Caiada (antiga Presidente Juscelino), a 100 quilômetros de Natal. Presume-se que tenham em torno de 3,8 bilhões de anos.


Segundo a Nasa – a agência especial dos Estados Unidos -, o local com o ar mais puro do mundo é a Antártida. O segundo lugar é Natal.


Com 8.500 metros quadrados de copa, o cajueiro de Pirangi foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior cajueiro do mundo. Seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros colocados lado a lado. Sua produção é de 60 mil a 80 mil cajus por safra.


Protegido por 13 canhões de bronze e paredes de 14 metros de largura, o Forte dos Reis Magos, em Natal, foi utilizado na luta contra piratas franceses que contrabandeavam produtos da região. Chegou a ser tomado pelos holandeses, mas acabou anos depois voltando para o poder dos portugueses.


Uma pesquisa do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas revelou que das 30 cidades mais violentas do mundo quase metade estão no Brasil. A mais violenta é Maceió, com 67 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas. Natal ficou em 12º lugar.


O estádio Arena das Dunas, palco de 4 jogos da Copa do Mundo de 2014, foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.


Os principais times de futebol do estado são o ABC, o América e o Alecrim.O ABC é o time brasileiro com maior número de títulos estaduais. Ao todo, são 52 títulos conquistados (dados de 2014).


Personalidades nascidas no Rio Grande do Norte: Luís da Câmara Cascudo, Oscar Schimdt (jogador de basquete), Tadeu Schimdt (apresentador de TV), Ademilde Fonseca (cantora), Gilliard (cantor) e Hermógenes (escritor e professor de yoga).




Se gostou da nossa postagem curta, e inscrevase no nosso blog para nao perder nem uma postagem.

Oque a agua do RN tem que voce nao Sabia?







As aguas do mar que chegam nas praias do nosso estado tem um certo diferencial quando comparados com o das outras praias do Brasil e do mundo, esse diferencial foi explicado por especialistas ao fazer comparações com as aguas do mar morto. Que possui esse nome devido a grande concentraçao de sal encontrada em suas aguas, e tambem devido a nao existencia de vida na sua regiao, conseguindo viver apenas algumas micro-bactérias

 Mas oque as aguas que banham nosso litoral tem haver com esse mar que localiza-se na parte mediterrânea do nosso planeta?




E simples, que banham o nosso litoral e a segunda agua mais salgada de todo o mundo, perdento apenas para o propio mar morto, quantas pessoas sem querer nao engoliram um pouquinho desta agua e percebeu que era mais salgado doque a agua das demais praias do nosso pais.




Muitos estudiosos confirmam que se um dia a agua potavel do nosso pais acabar, e ouver-nos de fazer a dessalinizaçao desta agua, nao viveriamos muito mais do que 30 anos, bebendo continuamente essa agua. Uma vez que com certeza 100% de todos nos teriamos desenvolvidos com menos de dez anos pedras nos rins. 



Se voce gostou desta postagem curta, se inscreva no blog e nao perca mais nem uma postagem nossa, curta nosso blog no final da pagina, e se inscreva deixando seu email na parte superior direita, OBRIGADO! 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ILHAS ENCANTADAS NO RN? SERA QUE ISSO E VERDADE?







O equatoriano Fernando Chiriboga fotografo, que por sinal de muito bom gosto, visitou a capital do nosso estado durante algum tempo, no intuito de fotografar cenas lindas da natureza, que por sinal de tanta beleza encontrada Chiriboga espera agora o lançamento do seu livro.


Na verdade ate quem não curte esse estilo de expressão artistica, fica admirado com tamanha beleza que voce muitas vezes nem imaginava de ver em nosso estado, isso serviu para deixarmos um pouco de lado a politica e suas crises.






O livro conta ainda com o patrocinio da COSERN empresa de energia eletrica do estado, as fotos a seguir ressaltam os arquipelagos que foram declarados patrimonio historico da humanidade segundo a Unesco.



"Ilhas, praias paradisíacas, baías encantadoras, aves, peixes e mamíferos de várias espécies raras. Cenários dos dois arquipélagos da América do Sul que são declarados Patrimônio Nacional da Humanidade pela Unesco e que o fotógrafo Fernando Chiriboga fez questão de fotografar e registrar no seu mais novo livro que será lançado no próximo dia 28 de janeiro, a partir das 18h, em frente à livraria Saraiva do Midway Mall, com o título: “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos".